terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Educação a distância: Contribuição das Comunidades Virtuais na Aprendizagem.


Numa sociedade como a nossa altamente tecnológica baseada na informação que viaja incessante aos mais recônditos lugares do planeta, de uma comunidade indígena na Amazônia  até as montanhas do Himalaia, a  Educação a Distância chega até os alunos intermediada pelo casamento insolúvel do computador com a tecnologia.

Com uma enorme capacidade de transmitir, processar e armazenar informações, a tecnologia promoveu uma nova forma de repensar a educação, a ponto de alguns autores proclamarem o aparecimento de um novo paradigma.

Dentro deste contexto surgem as Comunidades Virtuais de Aprendizagem que constituem ambiente intelectual, social, cultural e psicológico que facilita a e sustenta a aprendizagem enquanto promove a interação, a colaboração e a construção de um sentido de pertencimento (Afonso 2007). Ela permite a exploração de novos tipos de raciocínio, onde a colaboração entre os pares é a característica principal. São espaços que ao proporcionarem a aprendizagem, fomentam o imaginário, provocam discussões e levam o aluno a aprender de forma coletiva e colaborativa.

A aprendizagem colaborativa favorece o trabalho, a integração e resolução de problemas, proporcionando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas, também  num segundo momento, a possibilidade de, neste espaço, pessoas com objetivos comuns, encontram-se, estabelecerem relações  sociais (Sartori 2003).

Dessa forma acreditamos que está nas CVA a alma da Educação a Distância, pois, além de facilitar e promover a aprendizagem através da construção coletiva do conhecimento também  promovem as relações sociais entre seus componentes.

Guimar Almeida

.Referências

      Afonso, Ana Paula. Um modelo de gestão de aprendizagens. Acesso em 23.12.14
       Barbosa, Telma da S. Comunidades Virtuais e de Educação a distância. Inserções históricas e legais, avanços e possibilidades docente. Acesso 23.12.14 ueadsl.textolivre.pro.br/2011.2/papers/upload/141.pdf
       Sartori, Ademilde Silveira, Roesler, J.  Comunidades Virtuais de Aprendizagem: Espaços de Desenvolvimento de Socialidades, Comunicação e Cultura. Acesso 14.12.14 Disponível em: WWW.pucsp.br/tead/1n/a
        






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